Estar na melhor forma física ajuda a assegurar uma gravidez sadia e aumentar a possibilidade de um parto ativo e natural, seguido de rápida recuperação. Em muitas sociedades as mulheres vivem em harmonia com a natureza, usando o corpo de forma a desenvolver flexibilidade, força e saúde. Assim, elas se preparam naturalmente para o parto e maternidade. A maioria de nós, no entanto, precisa aprender como usar o corpo como a natureza planejou e fazer exercícios apropriados pode fazer muita diferença.
Durante os 9 meses de gestação, o corpo muda continuamente. As secreções hormonais relaxam e suavizam os ligamentos que unem as juntas a fim de que o esqueleto se torne mais flexível e capaz de se expandir em preparação para o parto. Há um grande aumento dos fluidos corporais e o coração tem que trabalhar mais para que o grande volume de sangue seja bombeado através do corpo e um suprimento adequado chegue a placenta, assim como aos seus próprios órgãos vitais. A carga sobre os rins também é maior, porque eles têm que filtrar e excretar os resíduos para dois, o bebê e você.
Além disso, a digestão fica mais lenta devido ao abrandamento hormonal dos músculos do trato digestivo.
O aumento da elasticidade faz com que o corpo responda mais prontamente à ioga e aos exercícios do que em qualquer outra época, oferecendo a você a oportunidade de aumentar a sua flexibilidade. Praticar uma série básica de ioga, juntamente com a respiração, irá melhorar todas as funções vitais do corpo, inclusive a circulação de fluidos, a eliminação de detritos e a respiração, assim como elevar o nível geral da saúde, energia e disposição.
Fazer exercícios regularmente vai ajudar a prevenir o stress, liberar a tensão crônica e proteger a coluna para que o corpo possa se adaptar facilmente as mudanças durante a gravidez. À medida que desenvolver, aos poucos, maior elasticidade e liberdade de movimentos, ficará cada vez mais a vontade em posições e movimentos que são naturais no trabalho de parto, tornando-se mais confiante em sua habilidade de lidar com contrações dolorosas. Quando chegar a hora de dar à luz você saberá instintivamente como usar o corpo, deixando-o fluir durante as contrações do útero enquanto você se solta.
Praticando Ioga diariamente, você vai se sentir mais calma, aumentar a consciência no bebê, te trazer mais tranqüilidade e paz interior, para que se sinta em sintonia com você mesma e com sua energia criativa.
As posturas da Yoga para Gestantes, são posições de ioga tradicional, adaptadas para esse período, sendo delicados e suaves (não cansam). Tem o propósito de fortalecer grupos específicos de músculos, enquanto outros estimulam o relaxamento e a expansão da bacia, para permitir a passagem segura do seu bebê.
Quando você pratica ioga seu corpo entra em harmonia natural com a terra, que é a chave para um parto natural ativo, permitindo que o corpo relaxe em harmonia com a gravidade, liberando tensões enquanto você respira.
Além de Yoga, é importante a prática de exercícios aeróbicos não extenuantes regularmente, como caminhar e nadar, que estimulam os sistemas respiratório e cardiovascular.
Uma caminhada ao ar livre diariamente aumenta o nível de energia, estimula um sono profundo e ajuda a posicionar o bebê.
O nadar (pode ser hidroginástica também) é saudável, flutuar na água não dá apenas uma deliciosa sensação de leveza, como sustenta o peso do seu corpo para que você possa se exercitar livre de tensões.
Tente separar uma hora do dia para fazer exercícios e praticar respiração, quando estiver menos sujeita a interrupções. Se não puder praticar diariamente, faça o quanto puder.
Fonte:
Gravidez Natural – Janet Balaskas
Nenhum comentário:
Postar um comentário