segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Praticar Yoga na Gestação!

Durante os 9 meses da gestação seu corpo terá que se acomodar a grandes mudanças fisiológicas. Novas exigências surgirão nos seus sistemas quando você respirar, digerir e excretar, não somente para você mesma, mas também para o bebê que desenvolve.

No início você terá que se adaptar às transformações hormonais, físicas e psicológicas, que são normais nessa época, e pode precisar conviver com cansaço ou náuseas incômodas. Mais tarde, na metade da gravidez, vai se sentir provavelmente mais confiante e desfrutar de uma sensação de vitalidade, saúde e bem estar. Nessa época você vai querer se exercitar e usar o seu corpo de uma maneira que tire o máximo do seu potencial de transformação e que seja apropriada a gravidez. No final, à medida que seu corpo se adapta ao peso que você carrega e que aumenta progressivamente, você poderá usufruir dos exercícios que protegem e fortalecem a coluna vertebral e exercitam o corpo inteiro sem sobrecargas. É o momento também de se preparar para o desafio das contraçoes, parto e maternidade.

A Yoga é uma maneira de relaxar o corpo, aquietar a mente e encontrar o seu equilíbrio interior. O mais importante é que a yoga, quando corretamente praticada, educa seu corpo a viver em harmonia com a força da gravidade. Sem usar força de nenhum tipo, você pode aprender, com a ajuda da respiração, a retirar tensão e a rigidez desnecessárias das articulações e músculos. Gradualmente a medida que sua postura melhora, você vai se sentir mais assentada e conectada com a terra, e o corpo e a mente encontrarão equilíbrio, unidade e estabilidade. Isso ajudará você não somente na gravidez, mas se estenderá naturalmente para o trabalho de parto, sem necessidade de aprender complicadas técninas ou  recordar mentalmente de algo.

O parto é um processo involuntário e pode ocorrer em melhores condições quando a posição do corpo está em harmonia com a gravidade.
Praticando Yoga você aumentará seu senso corportal instintivo, que continuará a ser seu guia durante o trabalho de parto, tornando-a segura e confiante em seu potencial e capacidade interiores.
Ficará mais fácil entrar em contato com seus instintos primitivos e se livrar do medo e das tensões que podem inibir o processo involuntário do parto.
Saberá como se concentrar e aceitar tanto a dor quanto a alteração do nível de consciência que ocorrem quando seu corpo se abre para dar a luz.
A yoga pode ajudá-la a transpor os desafios e as transformações da gestação e do parto desde o início, proporcionando maior percepção de si mesma e maior consciencia da presença do seu filho dentro do seu corpo. Você descobrirá, no silêncio da paz interior, que é possível se comunicar com o seu bebê no seu ventre e tomar consciência da forte ligação psíquica e emocional que existe entre vocês desde os primórdios da gravidez. É uma maneira de passar um tempo com seu eu mais profundo e de vivenciar a energia única e criativa do universo, trazendo mais consciência do milagre da criação que está ocorrendo dentro e através do seu corpo, de maneira que possa prover e receber seu bebê em um espírito de amor e comemoração.

Falando de uma maneira prática, a yoga oferece um sistema de exercícios que vai ajudar a recobrar uma série natural de movimentos perdidos que seu corpo foi capacitado para fazer, em harmonia com a força da gravidade, e a manter a forma.

Venha fazer uma aula de Yoga, é só entrar em contato e escolher o melhor horário para você!

Namastê
Thiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário