Estar grávida é um momento delicado e muito especial, mas ao mesmo tempo é uma enxurrada de hormônios que percorrem o corpo, os seios tornam-se mais inchados, mais doloridos e ao mesmo tempo surge uma vontade de chorar por qualquer motivo. Durante nove meses, o corpo vai se modificar dia após dia, vivenciará situações novas e ainda terá que aprender a lidar com as freqüentes alterações de humor.
Nesse momento, é importante que a grávida se ocupe mais com a sua saúde e com o seu bem-estar em geral. Deve evitar aborrecimentos, situações estressantes e brigas, porque tudo o que a mãe faz, pensa, sente ou vive tem influência sobre o bebê e é capaz de se refletir nele por toda a vida.
A gestante pode proporcionar ao seu filho uma vida intra-uterina paradisíaca. Basta preparar-se adequadamente para ter uma boa gravidez, sem esquecer de que não adianta cuidar apenas da parte física. É preciso levar em consideração, também, os lados emocionais e espirituais da gestação. Não se esquecendo nunca de refletir, junto com o companheiro, sobre a importância da criança que geraram e que cresce dentro dela.
Fazendo um bom pré-natal e seguindo as recomendações para manter a sua saúde e a do bebê, estará garantindo o sucesso do milagre que é gerar uma vida. E para que esse novo ser humano transforme-se numa pessoa feliz, deve buscar, tanto quanto possível, equilíbrio emocional e paz interior.
O vínculo entre pais e filhos começa bem antes do nascimento. Já na barriga da mamãe, o bebê vai ficando cada vez mais ligado aos estímulos que vêm de fora. Assim, para fazer da maternidade, uma experiência maravilhosa, é fundamental que a mãe (e o pai também) estabeleça desde cedo uma integração com o filho no plano físico, emocional e energético. O Yoga para gestantes possibilita tal vínculo.
Alguns obstetras recomendam a prática de atividades físicas somente após o término do primeiro trimestre, mas a prática do Yoga na Gestação, com acompanhamento, pode ser iniciada assim que se descobre a gravidez, respeitando as características individuais e o tempo de gestação.
Yoga é união, integração; união do corpo, mente, emoção e espírito. Participar do Yoga na gravidez exige uma espécie de “revolução” em relação ao plano energético. É como se o Yoga dissesse a futura mamãe: Detenha-se! Faça meia volta! Redirecione a energia que estava voltada para o exterior, para o interior de si mesma. Neste exato momento, use toda sua energia na observação de seus próprios movimentos; e na tomada de consciência de cada ato seu, que todo Yoga e toda meditação tem início.
BENEFÍCIOS DA YOGA NA GESTAÇÃO:
· Melhora o equilíbrio físico e emocional,
· Ajuda na adaptação ao novo eixo de gravidade.
· Melhora a respiração, trazendo melhor oxigenação para o bebê,
· Fortalece e alonga a musculatura,
· Trabalha a região peitoral, ajudando na preparação dos seios para a amamentação,
· Ajuda na preparação para o parto (dando ênfase na região pélvica),
· Fortalece o assoalho pélvico e o períneo,
· Auxilia muito na postura, aliviando e sanando dores nas costas,
· Alivia prisão de ventre e gases,
· Ajuda no equilíbrio hormonal = mais equilíbrio emocional.
· Melhora a circulação sanguínea e linfática,
· Desenvolve consciência corporal,
· É um momento especial de conexão consigo mesma e com o bebê,
· Traz mais consciência do desenvolvimento do novo Ser,
· Diminui a ansiedade,
· Reduz o estresse,
· Relaxa profundamente,
· Autoconhecimento.
· Porporciona uma gestação, parto e pós-parto mais saudáveis e tranqüilos.
O Espaço Gerar e Nascer Humanizado Jundiaí oferece aulas individuais ou em grupo de até 4 pessoas. As aulas são personalizadas para cada gestante, de acordo com suas necessidades individuais e período da gestação, não havendo restrição em sua prática.ras.
Agende uma aula experimental e conheça os benefícios da prática do Yoga na Gestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário